Fernanda Pinheiro é arquiteta em Porto Alegre e trabalha com projetos segurança contra incêndio em edificações.

Serviços

Fernanda Pinheiro / Serviços

Com a expansão das pequenas e médias empresas pelo país, a necessidade de profissionais qualificados para legalizar as edificações junto ao Corpo de Bombeiros e à Prefeitura no que tange à Segurança contra Incêndio é cada vez mais importante.

Veja algumas situações em que você pode contar comigo.

Licenciamento no corpo de bombeiros

Todas edificações e áreas de risco de incêndio devem possuir Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios (APPCI) ou Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros (CLCB), expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

As únicas exceções são:

• edificações de uso residencial exclusivamente unifamiliares, ou seja, destinados a uma única família;

• residências exclusivamente unifamiliares localizadas em edificação com ocupação mista de até 2 (dois) pavimentos, desde que as ocupações possuam acessos independentes;

• propriedades destinadas a atividades de cultivos agrícolas e atividade pecuária, excetuando-se silos e armazéns, que serão regulamentadas por Resolução Técnica do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul;

• empreendedor que utilize residência unifamiliar, sem atendimento ao público ou estoque de materiais.

Execução de PPCI

O Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) descreve as providências para gerenciar efetivamente a segurança contra incêndio, a fim de impedir a sua ocorrência e, em caso de um incêndio, proteger pessoas e propriedades.

Ele é uma exigência legal, através do qual se torna possível a emissão do Alvará de Localização para instalações comerciais, industriais, diversões públicas e edifícios residenciais com mais de um pavimento.

O PPCI é de responsabilidade do proprietário da edificação, devendo ser elaborado por profissional competente, conforme especificações do Corpo de Bombeiros do estado.  O objetivo é identificar as ações que devem ser tomadas pelos ocupantes e pelos responsáveis de segurança em caso de incêndio ou situação de emergência semelhante.

É síndico de condomínio? Clique aqui para conhecer as responsabilidades do síndico.

Inspeção e manutenção

A inspeção predial e a manutenção corretiva nos componentes de prevenção e combate a incêndio possibilita o correto monitoramento e controle sobre a manutenção e gestão do sistema ao proprietário, além de assegurar a imediata disponibilidade dos Sistemas de Emergência.

Muito mais do que inspeções rotineiras, essas ações são de extrema importância para evitar perdas motivadas por incêndio. Além de minimizar riscos, elas garantem a continuidade dos processos produtivos, diminuindo a possibilidade de um pequeno incidente se transforme em uma grande catástrofe.

Para a realização da inspeção e manutenção, os profissionais devem atender bibliografias contemplando normas técnicas, Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros e normativos para obter uma qualidade eficaz.

Consultoria em Segurança contra incêndio

No Brasil, o órgão regulamentador de segurança contra incêndio é o Corpo de Bombeiros, responsável pelo planejamento, análise, aprovação e fiscalização das instalações e equipamentos de prevenção e combate a incêndio.

No entanto, a orientação de um arquiteto com conhecimento técnico e capacidade de colaborar com indicações precisas a respeito de rotas de fugas e especificações de materiais e revestimentos adequados é fundamental para o responsável pela edificação.

Além das normas brasileiras que ditam as regras para instalação de portas corta-fogo e saídas de emergência, sistemas de iluminação de emergência, instalação de hidrantes e mangotinhos, é papel do especialista em segurança contra incêndio estar sempre atento às novidades oferecidas por este mercado na busca por melhorias neste processo.

Sinalização de Emergência

Você sabia que todos os elementos de sinalização devem ser identificados de forma legível na face exposta, com a identificação do fabricante e as características de desempenho fotoluminescente?

Isso é o que estabelece a NBR 13434-3 das normas ABNT. Visíveis em ambientes escuros, as placas fotoluminescentes facilitam a orientação e salvamento de pessoas em casos de incêndio.

A principal finalidade é garantir a evacuação de um edificação em segurança quando este estiver em risco.

Para ser eficaz, a sinalização de emergência deve avisar os riscos existentes, direcionar as ações de combate e auxiliar a localização dos equipamentos assim como as rotas de saída para abandono seguro da edificação.

A sinalização de emergência faz uso de símbolos com padrões internacionais, mensagens e cores, que devem ser colocados convenientemente no interior da edificação e das áreas de risco.

Clique aqui e conheça os produtos para segurança em edificações que comercializamos.

Abrir Chat
Olá,
Podemos ajudar?